quarta-feira, 17 de junho de 2009

Rui Castro

Nasceu em V. N. de Gaia, 1974 e licenciou-se em Artes Plásticas - Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto,1999.
Trabalha regularmente em ilustração, para livros infanto-juvenis, manuais escolares, capas de livros, postais.
Foi seleccionado para o catálogo e exposição de “Ilustração Portuguesa 2002 e 2004”, e ainda nesse ano para a “Bologna Children’s Book Fair”, “Os Meus Monstros”- 2002, “Prémio Nacional de Ilustração 03”.

Animador plástico nos CAVALEIROS ANDANTES - Centro de Desenvolvimento pela Arte (1999 a 2001), Professor de Artes Plásticas no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular desde 2006.
Foi orador convidado no 6º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo, promovido pela Areal Editores, em 2009, sendo desde 2006 orador habitual em “Acções Pedagogicamente Orientadas para a Ilustração”, em Escolas do 1º e 2º Ciclo, organizadas pela mesma editora.


Bibliografia:
“A Casa da Poesia”, da editora Terramar, em 2003.
“Amigos que vivem às escondidas nos sonhos dos meninos” e “Baile dos móveis na sala de jantar”, da editora Ambar, em 2004.
“Ler Doce Ler”, da editora Terramar, em 2004.
“Conversas com Versos”, das Edições ASA, em 2005.
“Anedotas de Animais Ilustradas”, da Editora Gailivro, em 2005.
“O rebanho perdeu as asas”, da Editora Gailivro, em 2006.
“Se eu fosse muito forte”, da Editora Gailivro, em 2006.
“Lendas Religiosas – parte 1” da Colecção Lendas de Portugal, da Beta - Projectos Editoriais, em 2006.
“Se eu fosse muito pequenino”, da Editora Gailivro, em 2006.
“Se eu fosse muito magrinho”, da Editora Gailivro, em 2006.
“A visita de S. Nicolau ou a história do Pai Natal contada à moda do Porto”, da editora Meiosdarte, em 2006.
“Anedotas da Escola Ilustradas”, da Editora Gailivro, em 2007.
“Se eu fosse um mágico”, da Editora Gailivro, em 2008.
“Se eu fosse muito alto”, da Editora Gailivro, em 2009.
“Gato preto e Passarinhos azuis”, da Areal Editores, em 2009.
"O meu reino por um cavalo", trinta por uma linha 2011
"Fernando Pessoa"- o menino de sua mãe, Areal Editores 2011
BLOG: http://ruicastroilustracao.wordpress.com

Sem comentários:

Enviar um comentário